REFLEXÃO | OFERTAS CONTRAINDICADAS

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7)

Cinco atitudes contraindicadas para se  dar dinheiro na igreja:

POR INVESTIMENTO 
Quando alguém dá, esperando receber algo em troca. 
Ponto negativo: Quem dá algo esperando retorno, tem o foco em si mesmo, e não em Deus.

POR OBEDIÊNCIA    
Neste caso encontramos aqueles que fazem da oferta uma obrigação, que, se não for cumprida, pode atrair maldição. Por outro lado, existem também aqueles que ofertam apenas para ter a consciência tranquila e um senso de “dever cumprido”, para garantir pra si o "direito de exigir ou reclamar".
Ponto negativo: Quem age assim faz como o feiticeiro que precisa trazer a oferenda para "afastar o mal", ou para "pedir uma graça". Deus não pode ser comprado; o que Ele nos dá, Ele dá de graça, por amor a nós.

POR VISÃO 
Contribuir por querer patrocinar o crescimento de um projeto.
Ponto negativo: São até legais os que contribuem para ver um projeto crescer. Mas, se essa pessoa termina de ofertar ao ver o crescimento, logo verá que o foco de sua oferta não estava em Deus, mas somente no crescimento do projeto.

POR GRATIDÃO 
Ofertar, para agradecer uma bênção recebida.
Ponto negativo: Se Deus não fizer mais nada por nós, ainda assim teremos motivo para agradecê-lo eternamente. Porém, uma pessoa que tem o costume de ofertar somente para agradecer pelas suas conquistas ou vitórias, se sentirá desmotivada em ofertar quando estiver passando por duras privações.

POR COMPAIXÃO 
Atitude de quem contribui, por querer ajudar os necessitados.
Ponto negativo: Das cinco atitudes, essa ainda é a "menos equivocada", pois Cristo disse: "quando fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25:40). Entretanto, é necessário se ter equilíbrio, para não correr o risco de entrar em depressão por dar tudo para os outros e esquecer de si mesmo, pois o texto acima diz: "ninguém contribua com tristeza" ou por "necessidade". 


Jesus não se ofertou à humanidade por que quis investir no Reino para ser exaltado como Rei depois; Ele também não se deu por que o Pai mandou ("Ninguém tira [a vida] de mim, mas eu de mim mesmo a dou". - João 10:18); tampouco o fez pela visão de "pagar o resgate que o diabo exigiu pelos pecadores" só para esvaziar o inferno e ver crescer o Seu Reino; muito menos por compaixão dos orgulhosos e arrogantes seres humanos. Ele se deu POR QUE QUIS.

Alguém que oferta por que gosta de agradar a Deus, tem o coração semelhante ao de Jesus, por isso, essa pessoa não contribui com tristeza ou por necessidade, mas apenas PARA DEMONSTRAR O SEU AMOR POR ELE. 

Glauber Morada
Baseado na mensagem do Pr. Ed Renée Kvitz

ASSISTA AQUI A MENSAGEM COMPLETA - "DAR DINHEIRO NA IGREJA"


________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators