REFLEXÃO | POLÊMICAS SOBRE O INFERNO


Quase sempre que uma pessoa de notoriedade na mídia morre, é comum se ouvir a famigerada polêmica de alguns chamados cristãos que já se empolgam em proclamar a sentença: "fulano foi para o inferno".

De onde vem esse prazer mórbido pelo inferno, que nos leva a julgar quem deve ou não ir para lá? 

Recentemente surgiram na rede, comentários altamente depreciativos sobre a morte do ator Paul Walker. Tem até uma "igreja" fazendo protesto (siga o link e confira), dizendo que o cara "está no inferno!" porque era pecador, mundano e estimulou pessoas a correrem de carro...

É estarrecedor  ver o sarcasmo de alguns pseudocristões falando do inferno com a maior naturalidade, sem dó nem piedade alguma. Pessoas que, com convicção quase que  "divina", mandam outras pessoas para a "casa do capeta".


Que o inferno existe, isso é fato. Jesus falou sobre ele. Porém, nosso mestre se sacrificou infinitamente para retirar as pessoas de lá, e não para mandá-las para lá... E sempre que vejo alguém pensativo sobre este assunto, sou levado a responder o mesmo tipo de questionamento:

Porque o inferno tem que existir? Deus não é bom? Porque Deus mandaria seus filhos para um lugar de tormento eterno?

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  (João 16:7-11


Apocalipse 12 fala que houve uma guerra no céu... Já imaginaram que tamanho absurdo: um lugar onde habita a completa paz se tornar palco de uma guerra! Pois é, no céu houve um exército de rebeldes abusados, que achou que valia a pena mandar e controlar a criação. Esses "cabras safados" foram liderados pelo "bode safado" chamado Lúcifer e "encheram a paciência" por lá... Não sabemos quanto tempo Deus deu pra esses caras se arrependerem, a bíblia não narra isso, mas o fato é que houve um momento em que Adhonai falou: "perdeu cambada!" e julgou os safados.


O problema todo é que para ser justo, um juiz não pode ter dois pesos e duas medidas. A sentença que der em um estado também deve valer para o outro. Se a motivação pelo crime cometido for a mesma, um justo juiz não pode livrar nem mesmo seu próprio  filho da condenação, ou então, estaria se expondo a ser considerado como injusto. 

Os seres humanos fazem julgamentos injustos o tempo todo, mas o Criador não pode fazer isso... Em se tratando de Deus, há muita coisa envolvida. O equilíbrio de todo o Universo é sustentado pela perfeição de Sua Palavra (Hb.1:3), e se Ele errasse, todas as leis de equilíbrio do Universo estariam em jogo. Imaginaram o problema sério que seria??

E é dessa reflexão que vem a nossa resposta:  

O inferno nasceu por causa do julgamento de Lúcifer e dos anjos caídos. A partir dessa sentença, toda a criatura com motivação rebelde, altiva e orgulhosa que se identificar com eles (gerando todo tipo de mal que comprometa a paz de um ambiente onde deveria haver somente amor) entra na fila da condenação.

É fato que toda a raça humana se enveredou para o lado do egoísmo, e por pensar somente em si mesmo, passou a destruir a paz uns com os outros. Fizeram escola com satan. E muitos dos que foram até chamados de "cristãos" (como Adolf Hitler), também fizeram doutorado na faculdade de destruição da paz e do amor. 

Deus deseja que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm.2:4), mas não pode fazer isso ignorando a punição pela maldade, ou estaria sendo injusto.


Mas alguém dirá: Tudo bem, até concordo que deva haver punição, mas sentenciar criaturas a passarem a eternidade em chamas, sendo torturadas não é algo muito cruel e sádico para um Deus de amor?


A verdade é que nosso corpo pode até ser mortal, mas nosso espírito e alma são eternos e nunca morrerão (Dn.12:2; Ec.12:7; 2Ts.1:9; Lc.12:5; Lc.16:19-31).E como Deus não poderia simplesmente alterar essa característica de Sua criação para destruí-los, então criou um lugar onde aqueles que escolheram acabar com a paz, pudessem viver para sempre afastados da paz.

E não pensem que foi fácil para Deus proclamar essa sentença, "porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las". (Lucas 9:56). Diria que essa foi a decisão mais difícil que Jesus tomou em toda a história, pois para salvar a humanidade, Cristo preferiu ser injusto com Ele mesmo, assumindo na cruz toda nossa culpa. Com essa atitude, é como se o Juiz estivesse dizendo o seguinte aos bandidos: __ Vamos trocar de posição: vivam a minha vida de justo e eu morro no lugar de vocês. Se conseguirem viver a minha vida, não precisarão se preocupar com suas dívidas, poderão seguir livres e viver como justos. Porém, se  depois dessa chance que lhes dei, vocês continuarem sendo maus, a dívida continuará pedindo pela morte de vocês, e eu não poderei fazer nada para evitá-las. 

Se entendêssemos de toda nossa alma o que isso significou não seríamos tão maldosos em nossos comentários sobre o inferno, antes pelo contrário, choraríamos diante do Eterno, simplesmente pelo fato de sabermos que uma alma caiu em condenação.

Glauber Morada

_____________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators