PERFIL | NASCE UM MINISTÉRIO!

Em 15 de setembro de 2010
 Salve galera tribal!

Bem, como alguns de vocês devem imaginar, trabalhar com um grupo grande de pessoas voluntárias e talentosas, de locais distantes, ideologias distintas, gênios,  temperamentos e culturas diferentes, e com realidades de tempo totalmente adversas é algo muito difícil (e as vezes torna-se quase “impossível”). 

Pois é, mas esse é o Tribo Coral! Um grupo que depende totalmente dos milagres do Senhor a cada ensaio e reunião, para que as coisas possam acontecer como o planejado.  

Quando decidimos fundar o grupo em 2009, confesso que depois de um ano de trabalho sem músicos fixos e vendo tão poucos avanços, cheguei a pensar que não conseguiríamos alcançar o objetivo proposto. Depois de uma esgotante caminhada inicial, de poucos ensaios produtivos e muita decepção com pessoas, eu já estava fatigado e não queria mais “perder tempo” que não resultasse em frutificação para Deus. 

Foi aí que, em junho de 2010, motivado pela dedicação dos integrantes comprometidos , decidi procurar respostas e revelações mais profundas sobre este projeto, passando um tempo sozinho durante uma madrugada na presença do meu melhor amigo: o Espírito Santo, na intenção de saber se era para o Tribo Coral deixar de existir, continuar somente como um grupo vocal de louvor, ou se tornar definitivamente um ministério ativo de evangelísmo estratégico. 

Estava preparado para ouvir um "não" de Deus, caso Ele me falasse para parar com tudo e fazer outra coisa. Pois já estive em um situação semelhante (em 2007 quando liderei um ministério de adoração profética, e recebi um "não" Deus para a continuidade daquele projeto).

Naquela madrugada, após um momento de adoração íntima e de muita entrega pessoal, comecei a pedir a Deus que falasse comigo, pois precisava de uma Palavra que me trouxesse a fé (Rm.10:17) e me levasse a tomar decisões radicais para abandonar a idéia de desistência do coral. Então, orando com o auxílio do Espírito, me pus a falar em línguas espirituais (1 Co.14:2)  e assim fiquei por cerca de uns 40 minutos. Depois deste período, senti que o meu espírito estava bem edificado (1Co.14:4), pois comecei a sentir uma paz me invadindo e minha ansiedade se dissipando. Satisfeito pelo sinal da presença de Deus ali, decidi então ficar em silêncio absoluto para ver se conseguia ouvi-lo falar comigo. Lembro-me de ter insistido nisso, esperando em silencio por uns 20 minutos, enquanto desfrutava daquela sensação de tranquilidade. 

Depois desse momento fui me deitar, pedindo  que o Espírito Santo falasse comigo durante o sono. Foi então que Deus me deu dois sonhos que mudariam a história do Tribo Coral para sempre...

No primeiro sonho todo coral estava reunido em uma casa : uma espécie de sede ministerial. No terreno havia uma grande aranha andando próximo a um buraco do tamanho de uma cisterna que estava sendo cavado um pouco distante dali. Eu olhava pra esse bicho e perguntava se ele era venenoso e alguém dizia que não, mas que sua picada era muito dolorosa. Apesar de ser alertado, eu me descuidava e não afastava o bicho do local. O fato é que logo em seguida, o sonho mostrava um buraco fundo e escuro aberto no canto daquela escavação de onde saiam milhares de aranhas que invadiam a nossa sede ministerial e espalhavam desconforto e medo por todo lugar.

No segundo sonho toda equipe do Tribo Coral estava reunida na mesma casa e havia uma Cutia (um animal com características semelhantes a de um roedor) andando próximo a uma cisterna que estava sendo construída um pouco distante dali. Eu olhava pra esse bicho e o achava bonito, por isso não o afastava do local. O fato é que logo em seguida o sonho mostrava  a cisterna cheia e este animal se multiplicava demasiadamente nela, fazendo com que todos os outros filhotes invadissem a nossa sede ministerial e espalhassem a sujeira por todo lugar

Ao acordar, tive um discernimento claro sobre o que Deus estava falando comigo, pois segundo Jr.2:13 cavar cisterna significa abandonar a presença e a opinião do Senhor (o manancial de Águas vivas) para trocar a glória dele por aquilo que é de nenhum proveito (v.11) e viver de acordo com nossas próprias opiniões.

Também entendi que a aranha, (que é um animal peçonhento e traiçoeiro) simboliza pessoas de gênios difíceis que podem ferir e machucar profundamente a quem não tomar cuidado com a sua picada;

Já o roedor, no velho testamento, era considerado um animal imundo (Lv.11:29), capaz de espalhar contaminação pelo arraial das “tribos”. Ou seja, no sonho a Cutia representou uma pessoa de boa aparência  (já que ratos seriam facilmente rejeitados, já Cutias não, pois são mais aceitáveis aos olhos) ou com ou com grandes talentos,  porém impura (com intenções e atos pecaminosos), que pode multiplicar seus maus hábitos em toda equipe se houver condições favoráveis para sua procriação (a cisterna), anulando assim a paz e eficiência da equipe.

No sonho eu também me via como um líder  de uma sede ministerial,  e foi aí que percebi que a vontade de Deus para Tribo Coral  era que realmente seguíssemos em frente para  nos tornar um ministério frutífero. Porém, Ele também estava me prevenindo que se eu fosse um líder passivo e não tomasse atitudes enérgicas contra o pecado no meio da equipe essa praga iria se espalhar e corromper todo o grupo.

Após receber essa exortação, reconheci que eu realmente  estava sendo um líder passivo que permitia a religiosidade e o pecado contaminarem nossa casa ministerial, pois colocava pessoas no grupo com base apenas em seus   talentos, ou motivado apenas por sentimentos de afeição. 

Então eu me arrependi de agir assim, pedi perdão ao Senhor e decidi agir segundo os princípios dEle, e não mais por meus sentimentos ou supostas necessidades de novos integrantes. Comecei então marcando reuniões de intercessão e suporte individual, para dar algum auxílio àqueles que estivessem passando por problemas. 

Nas reuniões de intercessão nós clamávamos por quebrantamento, confissão de pecados, arrependimento, libertação, cura, revelação do Reino de Deus e compaixão pelos perdidos...E foi neste momento que os céus se abriram, e sem grande demora, o Pai foi gracioso em responder cada oração, respaldando a nossa transformação. Por causa disso, 95% da equipe foi mudada, e Deus pode trazer pessoas mais dedicadas e mais talentosas para o nosso meio, gerando novas conversões, batismos e muita alegria.

Hoje, já não temos mais dúvida de que este é mais um grande edifício a ser construído pelo Pai para levar pessoas a acessarem as dimensões elevadas de Deus.

Sejam bem-vindos a um novo tempo: o tempo do Ministério Tribo Coral!

  
Glauber Morada
Líder do Ministério Tribo Coral

_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators